Colóquio

Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade

é este ano o tema do IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro De Questões Curriculares (com o qual simultaneamente se concretiza o IX Colóquio Luso-Brasileiro De Currículo e o XIII Colóquio Sobre Questões Curriculares) e que terá lugar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2018 em Lisboa, Portugal.

As tomadas de decisão, o seu sentido e natureza, estão no cerne da construção do currículo e, nos tempos atuais, os decisores defrontam-se com a necessidade de interpelar o conceito de “escola”, repensar o que nela se aprende e ensina e considerar a diluição de fronteiras entre aprendizagens formais, não formais e informais.

Questionar o que se ensina tem sentido em qualquer momento histórico, porque os valores e os fins associados à educação mudam ao longo do tempo; o que se ensina atualmente visa levar os estudantes não só a aprender conhecimentos, mas também a aprender a estar, aprender a ser e aprender a viver com os outros, segundo a agenda ambiciosa da UNESCO.

Os múltiplos atores (autoridades educativas nacionais, regionais e locais; especialistas em educação; órgãos de gestão das escolas; professores e, em alguns casos, também os alunos e as comunidades educativas) devem situar-se nesta agenda e são corresponsáveis pelas tomadas de decisão no âmbito do currículo, segundo formas de comprometimento de geometria variável consoante o tempo e o lugar.

Debater o estado atual das teorizações curriculares que vão sendo propostas é também tentar perceber até que ponto e com que grau de consistência as mesmas estão a ser capazes de atribuir sentido às mudanças em curso nos processos de decisão curricular e de perspetivar formas de evolução desejável. O tema que se propõe, as decisões curriculares, embora presuma um enfoque dominante para o colóquio, não restringe à partida as problemáticas que poderão ser trabalhadas no enquadramento dos eixos temáticos apresentados.

Tendo como referência os eixos temáticos do Colóquio, convidam-se os/as interessados/as das várias comunidades científicas que trabalham as questões curriculares a submeter propostas de comunicação, na forma de Comunicações singulares ou organizadas em Simpósios, com o objetivo de estabelecer um diálogo enriquecedor entre os investigadores/as, estudantes e profissionais da educação que se situam no universo do currículo.

Os trabalhos serão organizados em torno dos seguintes Eixos Temáticos:

1. Políticas educativas e curriculares

2. Currículo nacional e currículo local

3. Currículo e diversidade cultural

4. Currículo e ética

5. Currículo e conhecimento

6. Currículo e disciplinas

7. Currículo, TIC e mudanças nas conceções de aprendizagem

8. Diferenciação pedagógica

9. Avaliação e tomada de decisões curriculares

10. Currículos na educação superior e na formação de jovens e adultos

11. Currículos e formações profissionais

12. Currículo e relação pedagógica

13. Currículo, organização das escolas e gestão pedagógica

14. Papel dos professores na reconfiguração do currículo

15. Formação inicial dos professores como atores curriculares

16. Formação contínua de professores e inovação curricular

 

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